domingo, 8 de dezembro de 2013







NATAL TURMA DA MÔNICA






        A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto. É a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido, que possibilita o melhor entendimento das pessoas com deficiência visual.
        A função do audiodescritor é apresentar, por meio da linguagem descritiva clara e objetiva, informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo. O recurso também traz elementos importantes para a melhor compreensão da pessoa com deficiência visual como: ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.
EXEMPLO DE RECURSO PEDAGÓGICO COM AUDIODESCRIÇÃO.
      Os vídeos com audiodescrição têm a mesma funcionalidade do texto com descrição, favorecendo o aluno cego ou com baixa visão  incluindo- os  nas atividades de leitura com os demais alunos.

domingo, 20 de outubro de 2013

JOGO DIDÁTICO - ALUNO COM D.I.

JOGO PARA SER TRABALHADO COM O ALUNO COM  D.I
JOGO
CAIXA TÁTIL
DESCRIÇÃO DO MATERIAL:
Caixa confeccionada em borracha E.V.A , com quatro aberturas para acesso às fichas que estão em seu interior. Acompanha 16 fichas em  4 texturas diferentes e em 4 formas geométricas:
04 retângulos em textura lisa, sendo 2 na core azul e 02 na cor amarela;
04 triângulos com uma textura lisa e outra em alto relevo;
04 círculos em forma e esponja e bem macia;
04 quadrados em textura áspera.
ATIVIDADE:
O aluno recebe a caixa, é informado que dentro dela há alguns objetos e que o mesmo terá que tirar apenas um, antes disso manipulará os mesmo, usando apenas sua percepção e após a sua retirada terá que encontrar todas as formas referentes ao objeto.
OBSERVAÇÃO:
A caixa Tátil poderá ser utilizada para diversos materiais, sempre explorando a percepção tátil, mas introduzindo outros conceitos. Por exemplo: materiais com formas geométricas diferentes, letras, números,  formas de objetos. É importante explorar o vocabulário, solicitando que o aluno relate como é a peça, que forma tem, qual é a textura? Etc.
Nesta atividade vários aspectos serão trabalhados: Desenvolvimento das estruturas intelectuais, capacidade de antecipar ações, raciocínio lógico, percepção tátil e visual, capacidade de antecipar as ações, organização da expressão verbal e formulaçãode novos conceitos.


                                                                                                                                                       

quarta-feira, 4 de setembro de 2013



 Recurso de TA para atendimento aos alunos com PC:

Diante da realidade de meu atendimento com os alunos com paralisia cerebral que apresentam o tônus muscular flutuante (atetóide), fazendo com que o processo de digitação se torne lento e penoso, pela amplitude do movimento dos membros superiores na digitação, selecionei este recurso que é a pulseira de pesos pois  ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápida e eficiente a digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos, em função do tamanho, idade e força do aluno. O aluno Elsimar, por exemplo, utiliza a capacidade total de pesos na pulseira devido à intensidade da flutuação de seu tônus e também porque sua complexão física assim o permite.
Pulseira de Pesos
Elsimar com Pulseira e Teclado Fixado

Pulseira de Pesos

Pulseira de Pesos
Outra órtese que se utiliza é o estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação, para alunos, principalmente com paralisia cerebral, que apresentam essas necessidades (estabilização de punho e abdução de polegar).
Estabilizador de Punho e Abdutor de Polegar
Com Ponteira para Digitação